top of page

Usando de fake news, ex-prefeito Adailton de Valmir ataca ex-deputado Venâncio Fonseca; fatos mostram outra realidade

  • Foto do escritor:  Cleiton Bianucci
    Cleiton Bianucci
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Uma nova polêmica política ganhou repercussão nos bastidores e nas redes sociais após declarações do ex-prefeito Adailton de Valmir, que afirmou que o ex-deputado Venâncio Fonseca já teria sido condenado e cassado por conta de um processo envolvendo verbas de subvenção.



O caso das chamadas “verbas de subvenção” foi alvo de investigações envolvendo diversos parlamentares ao longo dos anos. Em um dos episódios mais conhecidos, o Tribunal Regional Eleitoral chegou a decidir pela cassação de vários Deputados que logo em seguida o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) extinguiu todo o processo tornando todos os Deputados inocentes das acusações. 


Contudo, fica evidente que as declarações recentes que circulam nas redes sociais promovidas pelo ex-prefeito Adailton têm sido utilizadas fora de contexto político atuando de maneira leviana afim de propagar a desinformação, já que através de uma simples pesquisa tanto nos anais da ALESE quando nos canais digitais da justiça se pode ter a informação verdadeira.


Por outro lado, o líder político de Adailton, o atual prefeito Valmir de Francisquinho, já enfrentou processos relacionados ao chamado caso do matadouro de Itabaiana.


Investigações apontaram suspeita de desvio de recursos públicos ligados às taxas de abate no matadouro municipal, resultando em condenações por improbidade administrativa e sanções como suspensão de direitos políticos e multas em decisões judiciais do Tribunal de Justiça de Sergipe. 


Além disso, o político chegou a ser preso e afastado do cargo durante as investigações realizadas em 2018, dentro de operação que apurava irregularidades na gestão do matadouro municipal. 


Mais recentemente, decisões judiciais ainda discutem o processo, inclusive com medidas que suspenderam temporariamente efeitos de condenações enquanto o caso segue em análise nas instâncias superiores. 


Ainda sob administração de Valmir líder do ex-prefeito Adailton de Valmir, foi descoberto um possível desvio de arrecadações do IPTU — Neste novo processo, que envolve outros impostos, estima-se um prejuízo de aproximadamente R$ 3,8 milhões aos cofres públicos, em um período de dois anos, verificado a partir das inconsistências observadas na contabilidade do município. As investigações foram realizadas pela Polícia Civil por solicitação do Ministério Público Estadual. Nos procedimentos instaurados, se conclui que o prefeito e assessores diretos que comandavam as finanças públicas de Itabaiana montaram uma espécie de caixa próprio para recolher os tributos, sempre pagos em espécie, sem que o montante fosse registrado pela contabilidade oficial do município.


“Fatos existentes e concretos como estes que levaram inclusive o prefeito Valmir para a cadeia envergonhando a todos de Itabaiana ganham o silêncio e a possível “conivência” do ex-prefeito Adailton de Valmir, que de maneira vergonhosa usa suas redes sociais para propagar FAKE NEWS e tentar medir pessoas de reputação ilibada como Venâncio Fonseca com a mesma régua que ele mede o líder dele,” comentou o vereador Alex Henrique.

Comentários


bottom of page