Inovação e transformação digital: Socorro marca presença no SECOP 2025
- Cleiton Bianucci
- há 15 horas
- 2 min de leitura

O município de Nossa Senhora do Socorro marcou presença no maior evento de tecnologia voltado à gestão pública do país: o 52º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP) 2025, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A cidade foi representada por Daniel Rosa, secretário-adjunto da Secretaria Especial da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que destacou a relevância da participação como um passo importante para a modernização dos serviços públicos e a transformação digital.
Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), o SECOP reuniu representantes dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – além de especialistas e empresas de destaque do setor de TIC. Com o tema “Transcendência – ir além dos limites atuais da tecnologia, da computação e da própria percepção humana”, o evento proporcionou um ambiente de imersão em tendências e soluções inovadoras para o setor público.
Entre os temas discutidos, estiveram os caminhos para o futuro da tecnologia na administração pública, com foco em inteligência artificial, segurança pública e o papel estratégico dos CIOs; a apresentação dos estados mais digitais do Brasil; e o compromisso com a transformação digital, reafirmado por autoridades durante a abertura oficial.
Para Daniel Rosa, a experiência foi enriquecedora para o município.
“Foi uma oportunidade estratégica para fortalecer novos projetos e buscar ferramentas que otimizem os serviços oferecidos à população. Reunimos conhecimento sobre boas práticas em inovação e transformação digital e estabelecemos contatos com gestores e fornecedores de soluções tecnológicas de todo o país”, afirmou o secretário-adjunto.
Segundo ele, o próximo passo é transformar o aprendizado e os contatos obtidos no SECOP em ações práticas para a cidade.
“Pretendemos buscar parcerias estratégicas, conhecer tecnologias emergentes voltadas à gestão pública e adaptar cases de sucesso à nossa realidade. Queremos fortalecer a modernização dos serviços, especialmente nas áreas de atendimento ao cidadão, gestão de dados, segurança da informação e conectividade”, completou.
O SECOP 2025 também abordou questões cruciais para o futuro da administração pública, como interoperabilidade de sistemas, cibersegurança, uso estratégico de dados para a tomada de decisões, governo eletrônico e inclusão digital. Com a participação, Nossa Senhora do Socorro reafirma o compromisso de investir em inovação para garantir mais eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.
Comments